Vinhedo

Vinhedo

Conheça a História e os Pontos Turísticos de Vinhedo - SP

 Dicas e Turismo - Brasil - Conheça a História e os Pontos Turísticos de Vinhedo - SP - Jundiai - Itupeva - SP

História da Cidade de Vinhedo


Em 1620, aproximadamente, época do ciclo do ouro, surgiu um pequeno povoado na Estrada da Boiada (estrada que até hoje corta a cidade de Vinhedo). A chamada rota dos bandeirantes e também dos tropeiros, que transportavam gado e produtos, acabou desenhando o desenvolvimento do país. E a história de Vinhedo não é diferente.

Em 31 de outubro de 1908, o governador do Estado de São Paulo, Albuquerque Lins, promulgou a Lei nº1138, criando o Distrito de Paz de Rocinha, no município de Jundiaí e, pela proximidade com aquela cidade, acabou atraindo novos moradores. O Distrito, antes simples pousada daqueles bandeirantes e tropeiros, tornou-se um dos principais locais da região.

A população, formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, bastante diversificada, na base da economia local, caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de videiras predominantes em seus vales e encostas. Rocinha não parou de crescer. As ruas foram surgindo e o Distrito ganhou condições urbanas de um povoado em desenvolvimento.

Na década de 20, a agricultura deixou de ser o principal ramo de economia, quando foi construída a primeira indústria do Distrito, a Fiação e Tecelagem Sant’Anna, inaugurada em 1925. Em 1947, foi fundada a Cerâmica Jatobá, e em 1953, a Carborundum.

O povoado prosperava e os problemas começavam a surgir. Diversas pessoas influentes na cidade, como médicos, jornalistas, famílias tradicionais etc, captando o anseio da população em se desligar de Jundiaí, iniciaram o processo de emancipação do Distrito. Este grupo de emancipadores era liderado pelo médico Abrahão Aun e composto por Alcides Guarido, Aristides de Paula, Antônio Medeiros Júnior, Antônio Elias, Antônio Vendramini, Agenor de Mattos, Antônio Zechin, Antônio Maria Torres Filho, Milton de Souza Meirelles, Monsenhor Favorino Carlos Marrone, Carmelo Consolo, Humberto Pescarini, Henrique de Barros Leite, Júlio Francisco de Paula, Jacob Matenhauger, Gumercindo Rocha, Luiz Rotella, Manoel de Sá Fortes Junqueira Júnior, Manoel Fernandes, Odilon de Souza e Epiphânio Salustiano de Souza.

O plebiscito foi marcado para 24 de outubro de 1948, plenamente democrático e simples, onde todos podiam votar. Eram homens e mulheres acima de 18 anos, que viviam no Distrito, no mínimo há dois anos. Dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 lutaram pela emancipação, oficializada no mês de dezembro do mesmo ano.

Em 2 de abril de 1949, aconteceu a escolha do primeiro prefeito, tendo como candidato único, o médico Abrahão Aun. Vinhedo foi o nome escolhido para homenagear o principal produto agrícola da cidade – a uva. O progresso chegou, mas Vinhedo continua resgatando a cultura de uma cidade do interior. Em proporção adequada, a qualidade de vida e crescimento são características do município.

A Festa da Uva

Antes mesmo da emancipação de Vinhedo, um grupo de agricultores celebrava a colheita dos frutos ao som de músicas tradicionais e muita alegria. Era um momento mágico, em que os produtores comemoravam o fruto de seu trabalho com a comunidade local. Oficialmente, a primeira Festa da Uva aconteceu na Praça Sant’Anna no ano de 1948. Com o passar do tempo e à medida em que prosperava a cidade, o evento também cresceu.

Hoje, Vinhedo não é mais uma cidade agrícola, mas fica evidente na população a preocupação com a preservação das tradições e da cultura daqueles que ajudaram a construir o município.


Pontos turísticos

Pontos e Atrativos Turísticos de Vinhedo

1_hopihari

Hopi Hari

É o maior parque de diversões da América Latina. Para quem gosta de emoção e aventura, há a Montezum, a quinta maior montanha russa de madeira do mundo. A programação cultural vai desde shows, espetáculos interativos, shows musicais até atrações com incríveis efeitos.

Funcionamento:
Dias e horários de funcionamento do Hopi Hari podem ter alterações sem aviso prévio.
Consulte o calendário no site do parque próximo à data de sua visita.

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Rodovia dos Bandeirantes, Km 72 – Vinhedo/SP.
F. 4007.1134
www.hopihari.com.br

2_stiofrediani

Sítio Frediani

Turismo Rural e Pedagógico

Local aconchegante, com animais e aves típicos de sítio, muitas plantas e árvores, tudo feito com muito amor e carinho pelas simpáticas proprietárias de tradicional família italiana, que oferecem mediante agendamento, um café da roça inesquecível, como nos antigos tempos, fogão a lenha, bule e xícaras de ágata, pães, bolos caseiros e sucos. Também oferece opções de passeios de trole para conhecer o sítio. O local conta com o Memorial da Família, Gruta Nossa Senhora de Fátima, nascente, ponto de vendas contemplando artesanato e delícias caseiras da roça e trato aos animais.

Funcionamento:
Aos sábados das 14h às 17h e aos domingos e feriados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Para pacote “Café da Roça”: grupo mínimo de 15 pessoas e máximo 35 .Acima de 20 pessoas, passeio de trole incluso. Agendamento prévio de 15 dias da data pretendida. Pacote inclui visita monitorada pelo sítio e “Café da Roça”.

Para pacote “Visitação”: sem número mínimo de visitantes e máximo 35 pessoas. Agendamento 01 dia de antecedência. Pacote inclui exclusivamente visita monitorada pelo sítio, sem “Café da Roça”.

Serviço:
Não aceita cartões de débito e crédito
Estrada Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Moinho – Vinhedo/SP.
F. 3886.2260 / 99774.4209
sitiofrediani@terra.com.br
www.vinhedoturismo.com.br

3_alambiqueandretta

Alambique Andretta

Propriedade rural de cana-de-açúcar com vasta produção artesanal de cachaças e licores. A cana é trazida para a moenda, vai para os tonéis de fermentação e depois é destilada, transformando-se em cachaça artesanal. As cachaças envelhecidas, de sabores e os licores ficam expostos em um ambiente rústico, repleto de tonéis, sendo um deles capaz de armazenar até 30 mil litros de cachaça. O visitante pode experimentar a cachaça servindo-se direto do barril.

Funcionamento:
De segunda a sábado, das 8h às 18h.

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Estrada da Capela, 1862, Capela – Vinhedo/SP.
(19) 99603.1728
alambique.renato@gmail.com

adega ferragut1

Adega Família Ferragut

É a maior adega aberta ao público do município de Vinhedo. Esta propriedade conta com 5 mil pés de uva. Oferece variados vinhos artesanais e um delicioso suco de uva natural, livre de conservantes, além de outros produtos, como bolachinhas, balinhas de cachaça, geleias, e muito mais.
A visita monitorada Inclui a apresentação da história da família, a visitação às parreiras, aos processos de produção de vinho e suco, além da degustação dos produtos. Deve ser agendada para grupos acima de 10 pessoas com no mínimo 1 semana de antecedência. Para conhecer no local não precisa de agendamento prévio.

Funcionamento:
De segunda a sábado, das 8h às 18h
Aos domingos das 8h às 14h

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Avenida Rosa Zanetti Ferragut, 499, Chácara Santo Antonio – Vinhedo/SP.
(19) 3876.3108 / 99764.8190
familiaferragut@avivi.com.br
www.vinhedoturismo.com.br e adegafamiliaferragut.com.br/

 

Adega Família Baccetti

No inicio do sec. XX, a Família Baccetti deixa a Itália, em busca de novas oportunidades. Instala-se na região vinícola de Vinhedo e como não poderia ser diferente dedica-se ao prazeroso trabalho de fabricação de vinhos, tendo sua produção caráter artesanal envolvendo toda a sua família no processo. O atendimento é realizado por dois irmãos que possuem uma maneira muito peculiar e atenciosa de explicar o processo produtivo dos vinhos e espumantes. É possível degustar e comprar produtos da Família Baccetti, sucos de uva da Coopervinho Paulista – Cooperativa dos produtores de vinho do Estado de São Paulo, e outros produtos de parceiros, tais como vinagre e mel.

Funcionamento
De segunda a segunda, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 18h

Serviço:
Não aceita cartões de débito e crédito
Rua Bahia, 86, Jardim Brasil – Vinhedo/SP.
(19) 99721.6030 / 99659.3577
angelo.baccetti@yahoo.com.br

6_adegafamliacampovilla

Adega Família Campovilla

Adega familiar com produção de vinhos artesanais. Recentemente foi introduzida a uva Syrah em sua propriedade, conhecida por cor púrpura profunda que se reflete no vinho, muito utilizada na produção desse produto. Hoje é cultivada em países como a Austrália (onde é chamada de Shiraz) e França (onde é chamada Syrah). A uva syrah foi introduzida no Brasil, nas regiões vinícolas do Vale do São Francisco, e no sul do estado de Minas Gerais, onde a produção de vinhos finos com essa uva mostra-se promissor. A Associação dos Vitinivicultores de Vinhedo – AVIVI conseguiu inserir essa espécie com êxito no município de Vinhedo, por meio de um projeto pioneiro. A pedidos do público frequentador implantou também, uvas da variedade Merlot, que estão se adaptando muito bem ao clima e solo da região prometendo vinhos de ótima qualidade.

Funcionamento
Sábado das 9h às 18h. Domingo das 9h às 15h.

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Rua Magdalena Ferragut, 125, Jardim Primavera – Vinhedo/SP.
(19) 3886-5344/ (19) 99771-7345/ (19) 98145-1514
familiacampovilla@avivi.com.br

7_restauranteeadegafamliaazzolin

Cantina, Restaurante e Adega Família Azzolin

Família tradicional italiana proporciona momentos culturais para conhecer histórias da família e segredos de produção de vinhos, degustação e compras, além dos pratos da tradicional cantina e restaurante. Há mais de três décadas a Família Azzolin possui restaurante, onde o carro chefe são as massas e molhos caseiros da família. Aos sábados, domingos e feriados o chef e proprietário – Ricardo Azzolin recepciona os clientes, e faz questão de preparar os pratos de massas pessoalmente.
Em 1999, Ricardo Azzolin percebeu que precisava incrementar seu restaurante, foi então que surgiu a ideia resgatar a tradição de produzir o vinho, foi assim, com apoio e orientação de seu “Nono” (avô) voltou a produzir vinho artesanal.
Para grupos, é possível agendar desde a degustação simples, que inclui 6 vinhos da Família Azzolin até a degustação completa que inclui vinhos nacionais e importados.
Para grupos menores, a degustação pode ser feita na adega subterrânea, localizada no restaurante.

Funcionamento
De terça a sábado das 11h às 15h.

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Rua Santa Cruz, 1362, Pinheirinho – Vinhedo/SP.
(19) 3886.1472 / 99708.8159
www.cantinaazzolin.com

8_adegadellabruna

Adega Della Bruna

Comércio com mais de 800 rótulos de cachaça mais a produção de vinhos artesanais da Família Della Bruna. O proprietário, o Sr. José Della Bruna, encanta os clientes com sua simplicidade e brinquedos de madeira.
O avô do Sr. José Della Bruna, Seu Nicolla Della Bruna e sua esposa, com seus 13 filhos, chegaram ao Brasil em 1896. Após a chegada, produziam vinho artesanal, mantendo os costumes italianos. A família cresceu e se espalhou, perdendo a tradição.
Querendo resgatar a história, atualmente, em Criciúma (SC), existe família Della Bruna produzindo macarrão. Em Urussunga (SC), existe família Della Bruna com plantação de uva, e em Vinhedo (SP), família Della Bruna produzindo vinho.

Funcionamento
De segunda a sábado das 9h às 18h. Aos domingos e feriados das 9h30 às 12h.

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Rua Luíz Briski, 950, Nova Vinhedo – Vinhedo/SP.
(19) 3876.1957

9_cocheiradozlio

Cocheira do Zé Élio

Nesta propriedade com criação de cavalos é possível fazer passeios com animais dóceis, com segurança e desfrutar de uma excelente opção de diversão e interação com os animais.
A Cocheira do Zé Elio iniciou suas atividades por volta de 1997 alugando baias. Em 1999 começou a alugar cavalos para passeios e é pioneira até hoje nesse ramo em Vinhedo.
Além do aluguel de baias e passeios, existem também aulas de equitação e ferrageamento de animais. Por último, foi inaugurada a loja “Casa do Cowboy”, onde é possível encontrar acessórios típicos, calçados e roupas masculinas, femininas e infantis.

Funcionamento
De segunda a segunda, das 8h às 18h

Serviço:
Não aceita cartões de débito e crédito
Rua Estrela da Dalva, 183, Mirante das Estrelas – Vinhedo/SP.
(19) 3876.1717/ 99149.1007/ 9 9726 6618
www.vinhedoturismo.com.br

10_mosteirodesobento

Mosteiro de São Bento em Vinhedo

Em 1958 os monges escolheram Vinhedo para sua morada e construíram um prédio de arquitetura moderna e única.
Local de peregrinação em meio a uma bela paisagem natural atrai pessoas que buscam um ambiente de paz e silêncio. A manutenção do Mosteiro e todas as atividades são desenvolvidas pelos monges que vivem lá. É possível acompanhar a missa em canto gregoriano, adquirir os famosos medalhões de São Bento além de artigos religiosos, velas artesanais, mel silvestre, pães e bolos produzidos pelos monges.
(DICA: Para grupos de retiro, o Mosteiro São Bento oferece a Casa Siloé com completa infra-estrutura e hospedagem em ambiente junto à natureza, propícias à reflexão e relaxamento.)

Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Sábados e domingos das 8h às 11h30 e das 15h às 17h30

Serviço:
Aceita cartões de débito e crédito
Rua do Observatório, 101, Observatório – Vinhedo/SP
3836-5080
www.mosteirosaobento.com.br

11_teatromunicipalsylviadealencarmatheus

Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

O Teatro Municipal está estruturado na antiga fábrica Carborundum, de abrasivos, a terceira indústria instalada no município, em 1953.
Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Centro Cultural Engenheiro Güerino Mário Pescarin, responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria de Cultura e Turismo.
Inaugurado em 22 de setembro de 2006, consegue conciliar a modernidade com as características da antiga fábrica. O lustre de seu foyer foi feito com os vidros das janelas originais da Carborundum. Tem capacidade para 507 pessoas. O nome é uma homenagem à primeira dama do munícipio conhecida por ser a primeira bailarina da cidade.

Funcionamento
De terça a domingo das 14h às 22h ou de acordo com as apresentações de peças e eventos.
Rua Monteiro de Barros, 101, Centro – Vinhedo/SP.
3826-2821
teatro.sectur@vinhedo.sp.gov.br
www.vinhedo.sp.gov.br

Serviço:
Não aceita cartões de débito e crédito no local, somente na papelaria Nobel, responsável pela revenda de bilhetes de peças, situada a Rua Benedito Storani, 111, Centro – Vinhedo/SP.
(19) 3876.2901

12_centroculturalengenheiro

Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini

Está estruturado na antiga fábrica Carborundum, de abrasivos, a terceira indústria instalada no município, em 1953.
Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com capacidade para 507 pessoas. O Centro Cultural é responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria de Cultura e Turismo.
Os cursos oferecidos são conhecidos como oficinas culturais, que compreendem a promoção de atividades predominantemente de aspecto prático e cultural, de forma extensiva e regular, em aulas que podem acontecer uma ou duas vezes por semana, tais como: pintura, teatro, dança, violão, capoeira, arte circense e hip hop. Além desse, localizado no centro da cidade, há mais dois centros culturais, um no bairro da Capela e outro no Bairro Vila João XXIII.

Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini

Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
3876.5393 / 3876.4182 secitur@vinhedo.sp.gov.br
www.vinhedo.sp.gov.br

Centro Cultural da Capela

Rua José Ferragut, nº 31, Jardim Bela Vista
3886.5244
secitur@vinhedo.sp.gov.br ou culturacapela@vinhedo.sp.gov.br

Centro Cultural Vila João XXIII

Rua Papa Pio XII, s/n, Vila João XXIII
3886.2911
secitur@vinhedo.sp.gov.br ou culturavila@vinhedo.sp.gov.br
Funcionamento de todos os centros culturais
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

13_portaldocristo

Portal do Cristo (Mirante)

A réplica do Cristo Redentor, inaugurada em 31 de outubro de 1976, está localizada em dos pontos mais altos da cidade, oferece uma vista panorâmica do município. O Pôr do Sol é apreciado por muitos vinhedenses e visitantes. Recebeu a construção de um portal anexo ao monumento em 7 de dezembro de 2013. Conta com exposição permanente do Monsenhor Favorino, padre muito estimado desde a época de Rocinha, lanchonete, playground, concha acústica com 50 lugares, área para descanso e dois estacionamentos.
Rodovia Edenor João Tasca, s/n°, Observatório – Vinhedo/SP
3826.3244 ou 3876.5393

silva.tarita@vinhedo.sp.gov.br
www.vinhedo.sp.gov.br

14_memorialdoimigrantecrditofotopertencenteaobancodeimagensdositedeturismodogovernodoestadodesopaulo

Memorial do Imigrante

Inaugurado em 04/02/2007, é o resultado de uma parceria da Fundação Nestlé Brasil, a Prefeitura de Vinhedo e a Acovec – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura.
Conjunto arquitetônico com cinco prédios e um teatro de arena em estilo romano. Abriga centro de memórias dos imigrantes italianos e espaço cultural para exposições temporárias. É sede do Fundo Social de Solidariedade.

Av. Dos Imigrantes, s/nº, Portal – Vinhedo/SP.
3886-3528
silva.tarita@vinhedo.sp.gov.br
www.vinhedo.sp.gov.br

15_represacrditofotopertencenteaobancodeimagensdositedeturismodogovernodoestadodesopaulo

Represa João Gasparini

As represas I, II e III estão localizadas bem próximas ao centro e são pontos de encontro e lazer de vinhedenses e visitantes.
A Represa I conta com pista para caminhadas e corrida, além de academia ao ar livre. A represa II maior em área e volume de água oferece mais estrutura aos visitantes. Conta com pedalinhos aos finais de semana, vários quiosques de alimentação e artesanato, possui quadra esportiva de areia, área para pic nic e ampla área para práticas de esportes, muito utilizada pelo calendário de eventos esportivos da Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além de nascente e fonte natural de água. Já a III conta com pista de montain bike.

Rua Frank Swalles, s/nº, Jardim Cachoeira
3876-7155
www.vinhedo.sp.gov.br

16_fontedaamizade

Praça José Von Zuben “Fonte da Amizade”

Construída em 2004, a Fonte da Amizade, localizada na Praça José Von Zuben, é um dos cartões postais do município.
O nome da fonte sintetiza bem o espírito vinhedense: a amizade. No local existe um globo terrestre que fica sobre uma coluna de água, com pequenos pontos de luz destacando os países Brasil e Itália, para prestar homenagem aos imigrantes que construíram a história de Vinhedo.

Av. Presidente Castelo Branco, s/nº, Aquário – Vinhedo/SP
www.vinhedo.sp.gov.br

17_igrejaematrizdesantana

Igreja Matriz de Sant’Ana

Construída no centro do distrito de Rocinha, dedicada a Sant´Ana, que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual Matriz em 1958, obra que mobilizou por quase uma década a maior parte da população, com doação de fiéis.

Praça Sant´Ana, s/nº – Centro
19 3886-1972 / 3836-3430
www.paroquiasantanavinhedo.com.br

 

Parque Municipal Jayme Ferragut

Local onde são realizados os maiores eventos da cidade, inclusive a tradicional Festa da Uva e do Vinho e o Encontro Nacional de Motociclistas de Vinhedo, um dos maiores do Brasil. O espaço conta com uma área de 92.500 m² e abriga um ginásio poli-esportivo, lago artificial, área para caminhada, área para piquenique, fonte de água “Bica do Boi”, pista de Skate, parque aquático municipal e a atual sede do Grupo Escoteiro Vinhedo.

Funcionamento
De terça a domingo das 9h às 17h e no horário de verão, de terça a domingo das 9h às 18h ou de acordo com a programação de eventos que acontecem no local.
Av. Apparecida Tellau Seraphim, s/n – Vinhedo/SP
19 3846-7155
www.vinhedo.sp.gov.br

19_monumentoaoimigrante

Monumento ao Imigrante

Inaugurado pela Prefeitura Municipal de Vinhedo em 1983, também homenageia os imigrantes italianos que se fixaram na região. O monumento consiste em um senhor em pé com uma enxada e boina italiana. Está próximo ao Portal dos Imigrantes e Memorial do Imigrante.
Estrada da Boiada, s/nº, Portal – Vinhedo/SP.

20_praadoaqurio

Praça do Aquário

Inaugurada em 7 de setembro de 1992 a praça é um dos pontos mais movimentados do município. Possui dois lagos, dois viveiros de aves exóticas, playground e bebedouros. No entorno da praça há lanchonetes, pizzarias, padaria, salão de beleza, loja de brinquedos infantis, academia e dentro da área da praça há quiosques de sorvete, pastel, crepes e cachorro quente.
Em Dezembro de 2011, foi inaugurada a fonte iluminada, instalada sob uma base flutuante presa nas margens do lago por dois cabos de aço instalados embaixo da água, a fonte jorra 500 mil litros de água por hora com um jato principal, que alcança aproximadamente 18 metros. A altura da água alcançada pelos outros 81 bicos de saída é de mais ou menos quatro metros.

Av. Independência, s/nº, Aquário – Vinhedo/SP.

21_portaldosimigrantescrditofotopertencenteaobancodeimagensdositedeturismodogovernodoestadodesopaulo

Portal dos Imigrantes

Localizado em uma das entradas principais de acesso a Vinhedo, conta com uma área de 5.000m². Trata-se de uma obra que homenageia os imigrantes italianos que se fixaram na região. Possui quatro bandeiras hasteadas: Brasil, Estado de São Paulo, Vinhedo e Itália.

Estrada da Boiada, s/nº, Portal – Vinhedo/SP.

22_praafranciscohitner

Praça Francisco Hitner

Vinhedo se tornou a 6ª cidade do Brasil a receber uma aeronave da Força Aérea, um avião modelo AT-26 Xavante (somente carcaça), situado na Praça Francisco Hitner.
Junto ao Xavante, há uma placa em homenagem aos ex-pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), filhos de Vinhedo, que estiveram em serviço na 2ª Guerra Mundial e foram combatentes na Itália. Entre eles, José Joaquim Matheus, João Compiane, Paulo Alves Martins e Antônio Páffaro.
A praça possui 7.100 m² de extensão e conta com uma área de convívio com 20 bancos, dois grandes quiosques, uma ampla área de passeio para pedestres, amplo estacionamento, junta militar e sanitários, incluindo sanitário para deficientes.

Av. Independência, s/nº – Jardim Santa Rosa.

23_praaaurorasudrio

Praça Aurora Sudário

A benzedeira Aurora Sudário, figura ilustre que fez parte da história de Vinhedo, já é reconhecida oficialmente desde 2009 como patrimônio imaterial de Vinhedo, ao lado do coral Santa Cecília e da Corporação Musical. Vinhedense nascida em 8 de março de 1891.Aos 29 anos começou a atender pessoas com problema de dores de cabeça, insônia, hepatite e as auxiliava para ter equilíbrio psicológico e espiritual. Muitas personalidades ilustres visitavam Dona aurora por ter se tornado muito conhecida na região. Dona Aurora sempre demonstrou muita sabedoria em toda sua conduta na vida, promovendo o bem estar das pessoas em todas as suas ações. Dona Aurora Sudário faleceu em 9 de dezembro de 1997, aos 106 anos de idade.
Bairro da Capela – Vinhedo/SP